top of page
 
Chamo-me André António Fino Garcia, tenho 30 anos, vivo em Pavia, tenho um filho e esposa.
A minha infância foi passada na localidade de Malarranha até aos 15 anos, depois mudámo-nos para a vila de Pavia onde habito até hoje.
Frequentei a escola EB 2,3 de Mora até ao 9.º ano de escolaridade. Em seguida frequentei a escola c+s Cunha Rivara, em Arraiolos, no curso de Humanidades, onde não consegui concluir na totalidade o 12º.  Terminei-o mais tarde no Centro Naval de Educação à Distância, uma unidade de apoio da Marinha.
 
Na área da Informática tenho sempre muita curiosidade quer em jogos principalmente de Estratégia, MMORPG, FPS,MOBA, na area de Criação, sou autodidata, em termos de Programas de edição 3D, quer para animações quer para criar só objectos ou imagens. Este meu interesse pela informática tem vindo a crescer e gostaria de associá-lo a esta área profissional, tendo a oportunidade de no futuro poder vir a trabalhar na parte de Programação.
 
Em termos profissionais desde cedo ajudava o meu pai aos fins de semana a trabalhar na área de construção civil e canalização. Quando já estava mais velho e ainda estudava, trabalhava na construção civil nas férias de verão .
A primeira firma que trabalhei foi a J.Artur.Benedito em 2004, comecei como servente de construção civil, adicionando novas funções com o passar do tempo, como condutor de veículos ligeiros, operador de auto-betoneira, operador de Manitou, carpinteiro de comfragens e armador de ferro (através do qual tive contacto com desenho técnico). Gostava do que fazia, mas passados dois anos decidi que não tinha futuro nesta área, e concorri à Marinha Portuguesa. Entrei fiz a recruta na escola de Fuzileiros (Vale de Zebro, Barreiro) e ingressei como 2º Grumete sem curso, depois seguiu-se a especialidade que durava 9 meses. A minha foi de "Manobra e Serviços" uma junção de classes: Condutores de Marinha, Manobras e Carpinteiros.
Conclui com sucesso a especialização, parti então para a primeira unidade como 2º Grumete, era no Seixal e fazia parte do Instituto Hidrografico , mas era uma unidade Auxiliar, efectuava serviços de Condutor, Operador de Lanchas e semirigidas, Leitura de Marés, Serviços de Escala, Levantamentos topograficos e Serviços de Secretaria , entretanto fui promovido a 1º Grumete.
Em Setembro de 2008 fui destacado para fazer parte da lotação do Navio da República Portuguesa António Enes. Fazia parte da equipa de Manobras do Navio, respondia ao mestre do Navio e em seguida ao Imediato, era o responsável pelo Paiol das tintas, operador de manobras marítimas, responsável pela conservação do material, efetuava então as atividades normais da tripulação como os quartos à ponte, vigia, limpezas, simulações de incêndio/alagamento, exercícios militares, Search and Rescue (operações de busca e Salvamento), como é visível na fotografia disponibilizada inicialmente. Durante esse tempo fui promovido a 2º Marinheiro, fiz duas Comissões de 3 Meses nas Ilhas dos Açores, fiz um exercício Internacional na Espanha, fiscalizávamos os pescadores e garantíamos a soberania do espaço marítimo português (ZEE), fui condecorado com um distintivo de tempo de Navegação.
Passada a comissão de dois anos fui destacado para a Unidade DCPM Direção de Combate à Poluição do Mar, situada na Doca da Marinha em Lisboa, exercia novamente funções de Condutor, agora de veículos Pesados e Ligeiros, exercia funções de Patrão de Semi rígida, operador de Equipamentos de combate à poluição do Mar.
Fui chamado a frequentar o Curso de Marinheiros, e posteriormente promovido a 1º Marinheiro, mas devido a uma lesão numa perna não consegui passar as provas físicas para o concurso de ingresso nos quadros permanentes e como já tinha atingido máximo de contratos possíveis, fui obrigado a ficar desempregado no dia 29 de Maio de 2013. Ficando assim 54 dias desempregado desde 2004.
 
No final de Maio de 2013 desloquei-me ao Centro de Emprego de Montemor o Novo, tendo tomado conhecimento da existência do curso de Maquinação CNC, e no mesmo dia tratei da documentação de ingresso. Passado algumas semanas vim à entrevista e fazer os os testes psicotécnicos, onde posteriormente fui escolhido para ingressar no Curso CNC 6, no IEFP de Évora.
 
Após estas experiências pessoais e profissionais, considero-me uma pessoa responsável, que respeita as hierarquias, valorizo o trabalho e todo o esforço que é necessário para atingir os objetivos, pois é tão fácil fazer bem, como mal.
 
 
 
 
André Garcia    Évora 15 de Janeiro de 2014

  AUTOBIOGRAFIA

N.R.P António Enes

23 de Fevereiro de 2010

Largo de Peniche

Operação de busca e salvamento

bottom of page